categoria | Ambientale, Antropologica, Diritti umani, Vittimologia

REGIS ESTEVEZ-Eco Reserva…i crimini continuano 2°

Inserito il 04 aprile 2013 da Maria Rosa DOMINICI

Continuo a riportare le notizie che Regis Estevez invia,doto che condizioni sempre piu’ invivibili vengono denunciate..come possono continuare a vivere dignitosamente questi nostri fratelli..in tali situazioni estreme e violente a causa della costante deprivazione e in nome di poteri assurdi e distruttivi

Marãiwatsédé: Funcionários do Polo Base de Saúde da Terra Indígena Marãiwatsédé, Mato Grosso, enviaram carta ao Ministério Público Federal (MPF) e órgãos do governo federal denunciando a falta de condições operacionais da unidade. O quadro retratado é de completo abandono e insalubridade, posto que nem mesmo o lixo hospitalar é descartado de forma adequada.

http://www.ecoreserva.com.br/cidadania/1077-maraiwatsede-funcionarios-denunciam-falta-de-condicoes-sanitarias-em-polo

Munduruku, marcada para 10 de abril, para dizer como queremos ser consultados”.

Segundo o MPF o histórico na região é de tensão desde o ano passado por conta da construção das usinas. Em novembro de 2012 uma operação da Polícia Federal resultou na morte de um indígena, que causou a revolta dos Munduruku. A morte de Adenilson Kixiri é alvo de investigação do MPF em Santarém.

Histórico

A Justiça Federal proibiu a concessão da licença ambiental para a hidrelétrica São Luiz do Tapajós, a pedido do Ministério Público Federal do Pará (MPF-PA), enquanto não forem realizadas consulta prévia aos índios afetados e avaliação ambiental integrada de todas as usinas planeadas para a bacia do rio Tapajós. A hidrelétrica é parte do Complexo Hidrelétrico Tapajós, conjunto de cinco usinas que o governo pretende construir na bacia do rio.

Apesar da proibição, uma decisão da 2ª Vara da Subseção Judiciária de Santarém permitiu a entrada de cerca de 80 pesquisadores, entre biólogos, engenheiros e técnicos nas terras indígenas para a realização de parte dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) da hidrelétrica São Luiz do Tapajós.

Decreto

Para garantir a consecução dos estudos, o governo federal, através do Decreto Nº 7.957, de 12 de março, alterou a lei que regulamenta o funcionamento da Força Nacional, garantindo que a a companhia poderá ser empregada em qualquer parte do território nacional, mediante solicitação de Ministro de Estado.

Com esse decreto, no dia 21 de março o Ministério de Minas e Energia (MME), solicitou o uso da Força Nacional no estado do Pará. No dia seguinte, uma portaria do Ministério da Justiça autorizou o emprego do efetivo da companhia e cerca de 250 homens da Força Nacional, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal foram deslocados para a região de Itaituba, às margens do rio Tapajós, sob justificativa de que acompanhariam os trabalhos do EIA.

Com informações da EBC, do Ministério Público Federal do Pará

e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi)

Últimas Notícias

Restaurantes de São Paulo promovem apoio aos ciclistasRestaurantes de São Paulo promovem apoio aos ciclistas

04 Abr 2013 13:08

Aproveite os benefícios da hortelãAproveite os benefícios da hortelã

04 Abr 2013 12:40

Cursos – Gestão Urbana impulsiona desenvolvimento das cidades brasileirasCursos – Gestão Urbana impulsiona desenvolvimento das cidades brasileiras

04 Abr 2013 11:51

Órgãos do governo ainda não definiram posição em relação ao Tratado Internacional sobre Recursos FitogenéticosÓrgãos do governo ainda não definiram posição em relação ao Tratado Internaciona…

04 Abr 2013 11:35

Projeto Rondon realiza inscrições para operação em julhoProjeto Rondon realiza inscrições para operação em julho

04 Abr 2013 11:28

Outras Notícias

Ministério Público anuncia medidas judiciais sobre a operação Tapajós

Blitz ambiental fecha e multa madeireira ilegal em Jacarepaguá, no Rio

Empresa é multada em R$ 20 milhões por desmoronamento de píer no Rio Amazonas

Câmara aprova projeto que cria a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuári…

Empresa responsável por vazamento de óleo no Rio Negro é multada em R$ 300 mil…

Colunistas

As Vozes do Xingu: Uma conversa com Maini MilitãoAs Vozes do Xingu: Uma conversa com Maini Militão

Maíra Irigaray

Fiscalização TardiaFiscalização Tardia

Raquel Tamassia

O Princípio da Precaução e o problema ambientalO Princípio da Precaução e o problema ambiental

Francisco Caruso

Mais artigos

+ Lidas

Ministério Público ajuíza recurso para que índios permaneçam em terra ocupada

Mobilização nas redes sociais faz com que Governo Federal se manifeste sobre situação dos Guarani-Kaiowá

O beija-flor e o índio

A tragédia indígena do Brasil

Cruzes marcam protesto indígena em frente ao Congresso Nacional

http://www.ecoreserva.com.br/cidadania/1071-ministerio-publico-anuncia-medidas-judiciais-sobre-a-operacao-tapajos

Ministério Público anuncia medidas judiciais sobre a operação Tapajós

Please follow and like us:
Pin Share

FB Comments

comments

Maria Rosa DOMINICI

About

psicologa,psicoterapeuta vittimologa,membro dell'Accademia Teatina delle Scienze,della New York Academy ofSciences,dell'International Ass. of Juvenile and Family Court Magistrates,della Società Italiana di Vittimologia,della W.S.V.,dell'Ass.internazionale di Studi Medico Psico Religiosi.,docente di seminari di sessuologia, criminologia e vittimologia in università Italiane e straniere,esperta per progetti Daphne su tratta di minori e sfruttamento sessuale,creatrice del progetto Psicantropos,autrice di varie pubblicazioni,si occupa di minori e reati ad essi connessi da 40 anni.

Tags | , , , , , , , ,

Lascia un commento

adolescenti adolescenza Africa Ambiente ansa autostima Avaaz azioni bambini bologna Brasil brasile Brazil Carisma Denuncia Dipendenza diritto dominici entrevista famiglia genitori infanzia Manipolazione maria rosa Maria Rosa Dominici minori montes claros padre pedofilia persone Persuasione Prigionia progetto Rapporti interpersonali relazione Sette siria Soggezione psichica Suggestione syria tempo uomo violenza vita vittime

Lingua:

  • Italiano
  • English
  • Português
  • Deutsch

StatPress

All site visited since:18 Marzo 2024: _ Visits today: _ Visitor on line: 0 Total Page Views: _

Archivi

RSS
Follow by Email
LinkedIn
Share
Copy link